Este trabalho foi realizado no âmbito na disciplina de Educação Física, a pedido do professor (colocar aqui nome do teu prof)
O professor sugeriu este trabalho, uma vez que estamos a desenvolver este desporto nas aulas de Educação Física.
Achamos o tema interessante visto que, todas nós, gostamos de praticar este desporto.
Neste trabalho iremos referir as regras, o objectivo, o desenvolvimento, e quantos jogadores estão em campo durante o jogo.
O que é badmington
Badmington é uma modalidade olímpica parecida com o ténis, mas praticado com uma espécie de pena, chamada de volante.
Como surgiu o badmington
É desconhecido qual foi o povo que inventou o badmington. Acredita-se que foi criado pelos gregos há dois mil anos.
Da Grécia o Badmington foi para a Ásia, popularizando-se na China, Índia, Japão e Tailândia.
O Battledores and Shuttlecocks (raquetes e volantes) era uma brincadeira para crianças na Inglaterra durante a Idade Média. A diversão consistia em manter o volante no ar com raquetes.
Quando os soldados ingleses viram o jogo na Índia chamado “poona” interessaram-se pela semelhança e levaram a novidade para a Inglaterra em 1860.
O Equipamento e o Campo
O badmington é normalmente disputado em campos cobertos. O campo do badmington tem diferentes dimensões, dependendo do modo como se joga.
Para jogos de duplas a quadra (campo) mede 6,1 por 13,4m. Para jogos de simples o limite da quadra mede 5,18 por 13,4m. A quadra do badmington é dividida por uma rede que fica a 1,55 metros do chão.
volante usado no badmington pesa entre 4,74 e 5,50 gramas e pode ser feito de penas de ganso ou nylon. Este possui uma base esférica feita de cortiça ou poliuretano, contendo um pequeno peso de chumbo.
Os volantes tradicionais são feitos com 16 penas de ganso e são usadas nos jogos oficiais. Já as sintéticas têm uma espécie de ’saia’ de nylon e geralmente são usadas nas categorias de base e iniciação.
As raquetes de badmington podem ser feitas de alumínio, fibra de carbono ou titânio. Estas pesam de 85 a 110 gramas e têm cerca de 70 centímetros, sendo que o punho pode variar entre 8,6 e 9,2 centímetros.
Nas partidas de duplas, a largura da quadra aumenta para 6,10 m. O piso da quadra é de material antiderrapante, com marcações feitas de cores de fácil identificação, como branco e amarelo.
Um sorteio (que pode ser feito utilizando-se uma moeda ou o volante) determina quem começa a partida. O vencedor tem a opção de servir, receber ou de escolher o seu lado na quadra.
Para iniciar o jogo, o jogador deve bater no volante de baixo para cima e na direcção diagonal, dentro da área de serviço (no lado direito da quadra). Quem recebe fica dentro da área de serviço, à diagonal do jogador. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a vista do recebedor..
Regras do Badmington
O objectivo do jogo é lançar o volante com uma raquete para o campo do adversário, sobre a rede sem lhe tocar.
Marca um ponto o jogador que iniciar uma jogada e o adversário deixar cair o volante no seu lado ou lançar o mesmo para fora do campo. Quando uma destas situações acontece o saque passa a ser do adversário.
A partida de badmington é disputada em três sets de 21 pontos cada e vence quem ganhar dois sets primeiro.
É proibido dar dois toques seguidos no mesmo lado da quadra, tanto em duplas como em simples. Caso o volante acerte num jogador, a sua roupa, o tecto ou os arredores da quadra, é considerado falta e ponto do adversário.
Conclusão
Achamos que o trabalho foi construtivo e contribuiu em muito para o nosso conhecimento. Também serviu para nós conhecermos melhor os passes dos jogo de badmington, bem como mais sobre a estrutura do campo.
Achamos também que a ideia do professor para fazermos este trabalho foi interessante e educativa.
Bibliografia
Øhttp://www.apostaganha.pt/2008/08/05/badminton-jogos-olimpicos-2008/
Øhttp://www.tass.gov.uk/view_image.asp?id=22&w=70&h=70
Øhttp://1.bp.blogspot.com/_bZO2fELRhm0/R0domDgzbEI/AAAAAAAAAFQ/
PMwfU5qaKhU/s320/badminton%252520birdy.jpg
Øhttp://user.img.todaoferta.uol.com.br/S/Y/NE/JWQM0L/bigPhoto_0.jpg
a bala somos nós
sábado, 14 de fevereiro de 2015
Trabalhos Relacionados